Pessoas, temos recebido algumas colocações sobre a forma como está se dando a inscrição de trabalhos para este ERECS. Como já afirmamos na Proposta Político Científica, assim estamos fazendo para justamente evitar os trabalhos feitos "sob encomenda", somente para encher o Lattes, sem a construção do conhecimento de forma sólida. Os que seguem essa ótica quatitativista, geralmente enviam um resumo que fora criado unicamente para o evento, e depois é que vão "inventar" um trabalho para ser apresentado, havendo uma distorção do que é um meio, e acaba tornando-se um fim. Em outras palavras, as apresentações em congressos, simpósios e demais eventos, que deveriam ser espaços de troca de saberes, acabam sendo deturpados, virando a apresentação um fim em si mesma, somente para engordar o número de trabalhos apresentados pela pessoa. Como a C.O. do ERECS acredita que quantidade e qualidade devem seguir juntas, estamos solicitando já o trabalho completo, para evitar esse tipo de comportamento, que pouco, ou nada, agrega às Ciências Sociais.
No entanto cabe ressaltar que:
1 - O envio de artigos completos não implica que tenham de ser sobre pesquisas completas, você pode perfeitamente escrever algo baseado no atual estado de arte de suas pesquisas e reflexões, ou seja, seu trabalho pode ser uma parcial de sua pesquisa. E obviamente, se daqui para o dia de sua apresentação sua pesquisa andar, você pode incluir estas novas informações.
2 - Os trabalhos não precisam ser necessariamente desenvolvidos em iniciação científica, PET ou dentro de núcleos de pesquisa, mas também podem ser uma produção que você fez para uma disciplina, uma pesquisa desenvolvida em seu estágio/emprego, ou mesmo algo que você tem pesquisado de forma autônoma, sem vínculos burocráticos, informalemente orientado por algum(a) professor(a), ou mesmo por livre inciativa sua.
Em suma, o II ERECS NE é o espaço de compartilhamento de conhecimentos, de troca de expirências, de conhecer novos temas, o trabalho do outro e fazer contatos. Não importa a forma como este trabalho foi produzido, se ele é fruto do esforço e dedicação de um(a) estudante, ele é valido. Agora o trabalho para encher a "linguiça latteana", este, estamos dispensando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário